Quem precisa trabalhar frequentemente em um computador sabe a praticidade que há em poder utilizar um computador portátil.

Esse tipo de computador mais conhecido como notebook tem recebido modelos cada vez mais robustos nos últimos anos.

Modelos esses, compatíveis ou até melhores do que os tradicionais computadores desktop (computadores tradicionais com monitor, CPU e teclado).

O Chromebook é um notebook criado pela Google com a promessa de possibilitar trabalhos mais rápidos e fáceis, conta com sistema operacional exclusivo chamado Chrome OS, que possui requisitos de segurança exclusivos projetados pelo Google.

Diferença entre Chromebook x Notebook

Junto com os avanços tecnológicos nas fabricações de notebooks, surgiram a criação de modelos de marcas específicas como o MacBook da Apple e o Chromebook do Google.

Essas duas empresas potentes e renomadas no segmento da tecnologia, lançaram seus computadores portáteis que funcionam com os seus próprios sistemas operacionais e que interagem de maneira muito eficaz com os demais recursos das marcas, como outros dispositivos eletrônicos, recursos de segurança e interações com a nuvem.

Dessa forma, a principal diferença entre um notebook comum e um Chromebook é que o Chromebook foi pensado para interagir com os recursos Google, sendo considerado principalmente um dispositivo de interação com a internet.

Preço médio

O preço do Chromebook é o que torna uma opção interessante: é possível encontrar até por mil reais.

No entanto, há algumas opções de versões e as mais robustas podem custar um pouco mais. O preço médio, fica em torno de R$ 1500,00.

Vantagens

Dentre as principais vantagens de obter um Chromebook está o fato de que ele é muito rápido.

Isso porque ele é pensado para navegação na internet, então, quem procura um computador que facilite acessos as redes sociais, etc., pode ver no Chromebook sua melhor opção.

Além disso, você está contando com aparelho criado por uma marca renomada e que transmite confiança.

Assim você tem mais segurança de que está apostando em um computador de boa qualidade.

Ele também é leve e compacto o que se tornou uma grande vantagem para quem precisa carregar o computador de um lado para o outro.

Tecnicamente falando, uma das principais vantagens é que o sistema operacional do Chromebook conta com armazenamento exclusivo na nuvem o que possibilita que o sistema fique menos oneroso com passar do tempo, além de garantir mais segurança para as suas informações.

Desvantagens

Dentre as desvantagens está o fato de que dispositivos de marcas exclusivas são muito peculiares em suas funcionalidades, além de dificultar a interação com dispositivos e sistemas de outras marcas.

Apesar de contar com um hardware Samsung ou Acer, por exemplo, o sistema do Chromebook é exclusivamente voltado para o Google.

Assim, se você necessitar de qualquer programa Windows, não poderá utilizá-lo no seu Chromebook, pois, ele é incompatível com qualquer software Windows.

Outro ponto é que, mesmo se fosse possível instalar software Windows, provavelmente o computador não funcionaria, pois, o desempenho do hardware é bem limitado.

E por fim, como se trata de um dispositivo pensado em navegação na internet, o desempenho dele é muito maior quando conectado à internet.

Isso porque as funções off-line do Chromebook são muito limitadas.

Recomendados

O Que é Inbox?

O Termo Inbox significa "Caixa de entrada" ou "Dentro da caixa", mas ambiente tecnológico o…

O Que é React?

Significado de React Youtube: React no Youtube é o ato de fazer, produzir e gravar/filmar…

O que é publipost?

Significado de Publipost: Publipost é uma publicação patrocinada por alguma marca e postada nas redes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *